Usar óculos vencidos faz mal?
- Alyne Corrêa
- 10 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Os óculos não têm data de validade, mas o grau dos seus olhos pode mudar ao longo do tempo.

Ao contrário das lentes de contato, que têm uma data de validade clara e um prazo para troca, os óculos são diferentes. No entanto, nossos olhos podem passar por mudanças graduais em seu grau ao longo do tempo, o que significa que aqueles óculos antigos podem não mais atender às necessidades dos seus olhos.
Isso é especialmente relevante para crianças, que estão em constante crescimento, e adultos com mais de 40 anos, que podem estar experimentando os primeiros sinais de presbiopia. Ambos os grupos podem enfrentar mudanças frequentes em seus graus.
Quando usamos óculos desatualizados, podem surgir sintomas desagradáveis, como dores de cabeça, fadiga ocular, visão embaçada e tonturas. No caso das crianças, é ainda mais crucial manter o grau atualizado, pois o uso de óculos com a prescrição incorreta pode afetar o desenvolvimento visual, o desempenho escolar e a aprendizagem. Quando há estrabismo envolvido, o uso de óculos inadequados pode até mesmo agravar o desalinhamento dos olhos.
Recomendamos que adultos atualizem suas prescrições de óculos pelo menos uma vez por ano, enquanto crianças devem fazê-lo a cada seis meses. Além disso, ao longo do tempo, as lentes dos óculos podem ficar arranhadas, manchadas ou os óculos podem se desalinhar, causando desconforto e sintomas visuais desagradáveis. Nesses casos, a substituição dos óculos é recomendada, mesmo que o grau dos olhos não tenha mudado.
Se você passou recentemente com o seu médico oftalmologista, a sua prescrição não mudou, e você possui um par de óculos antigos, mas bem conservados e com lentes em perfeito estado, não há necessidade de se preocupar em comprar novos óculos. Continuar a usá-los pode ser uma opção segura e econômica para manter a sua visão nítida e confortável.
Com carinho,
Dra Alyne G. Borges Corrêa
CRM 127809 - RQE 41326
Comments